quarta-feira, 13 de março de 2013

REFLEXÕES DE ESTAGIO E FORMAÇÃO DOCENTE

 Alguem que estuda pedagogía precisa passar por diferentes experiencias, isso durante a vida toda, pois sempre tera na frente novos desafios praticos quanto teoricos.

Um destes é o Estagio. Que definimos como a oportunidade de testar as teorias aprendidas no meio de um dialogo democrático com as crianças  para criar uma postura positiva com o aprendizado.
 Imagem 1


Para disfrutar de uma excelente pratica no estagio e muito importante ter uma boa formação docente, que nos permita criticar as praticas educativas antigas e modernas. Hoje em dia essas praticas tem um fundamento no pensamento pedagógico que tem uma forte referencia construtivista baseada no aluno/criança como responsável do sua própria construção de conhecimento deixando o professor de lado. O professor passa a ser considerado como faxineiro pedagógico, ocupado do ambiente e do lugar onde o aluno alcança ou construí seus saberes. Isso deixa ao descoberto que é preciso uma formação teórico-filosófica dos professores.


Para que isso mude positivamente é de muita importância que o professor conheça claramente sobre o desenvolvimento infantil e as funções psicomotoras, chegando a identificar as necessidades das crianças/educando. E fundamentalmente precisa ter as ferramentas para traçar um plano para que os alunos possam vencer suas dificuldades nas aulas e garantir um aprendizado de qualidade.


Imagem 2



Isso nos desafía no estagio e nos deixa mas cientes  para respeitar a linguagem, reconhecendo o lugar da criança e tentando não pular etapas do desenvolvimento motor das mesmas.

E por este motivo que como professores precisamos estar em constate formação para não ficar alienados ao ponto de nos converter na principal dificuldade no aprendizado dos alunos.


Imagem 1
Disponivel em: <http://petragaleria.files.wordpress.com/2007/1/2007_criancas_desenhando_children_drawing_classe_classroom_2br.jpg?w=380>. Acesso em: 13 de março de 2013.
Imagem 2
Disponivel em: <http://www.cicero.art.br/novoSite/wp-content/uploads/2011/10/charge_armas_escola.jpeg>. Acesso em: 13 de março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário