Alguem que estuda pedagogía precisa passar por diferentes experiencias, isso durante a vida toda, pois sempre tera na frente novos desafios praticos quanto teoricos.
Um destes é o Estagio. Que definimos como a oportunidade de testar as teorias aprendidas no meio de
um dialogo democrático com as crianças para criar uma postura positiva com o aprendizado.
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Para disfrutar de uma excelente pratica no estagio e muito importante ter uma boa formação
docente, que nos permita criticar as praticas educativas antigas e modernas. Hoje em dia essas praticas tem um fundamento no pensamento pedagógico que tem uma forte
referencia construtivista baseada no aluno/criança como responsável
do sua própria construção de conhecimento deixando o professor de
lado. O professor passa a ser considerado como faxineiro pedagógico, ocupado do ambiente e
do lugar onde o aluno alcança ou construí seus saberes. Isso deixa ao descoberto que é preciso uma formação teórico-filosófica dos
professores.
Para que isso mude positivamente é de muita importância que o professor conheça claramente sobre o
desenvolvimento infantil e as funções psicomotoras, chegando a identificar as
necessidades das crianças/educando. E fundamentalmente precisa ter as ferramentas para traçar
um plano para que os alunos possam vencer suas
dificuldades nas aulas e garantir um aprendizado de qualidade.
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Isso nos desafía no
estagio e nos deixa mas cientes para respeitar a linguagem,
reconhecendo o lugar da criança e tentando não pular etapas do
desenvolvimento motor das mesmas.
E por este motivo que como professores precisamos estar em constate formação para não ficar
alienados ao ponto de nos converter na principal dificuldade no aprendizado dos
alunos.
Imagem 1Disponivel em: <http://petragaleria.files.wordpress.com/2007/1/2007_criancas_desenhando_children_drawing_classe_classroom_2br.jpg?w=380>. Acesso em: 13 de março de 2013.Imagem 2Disponivel em: <http://www.cicero.art.br/novoSite/wp-content/uploads/2011/10/charge_armas_escola.jpeg>. Acesso em: 13 de março de 2013.
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