quarta-feira, 27 de março de 2013

Em pé de Guerra?



Os jornais publicam quase que diariamente reportagens sobre a violência, hostilidade, indiferença e caos nas escolas ambos por parte dos educandos e dos educadores. Diante disso os leitores, no seu grau de compreensão da realidade com uma consciência tipicamente transitive, não hesitam em comentar sobre como em seu tempo essas coisas não ocorriam e eram muito melhores.

O diálogo entre professores e alunos


A questão é, esses alunos são tratados de maneira respeitosa por seus professores, os quais pensaram em uma adaptação do currículo escolar para seu contexto, sua realidade? De certo, a resposta infelizmente é não. Não há diálogo nas escolas, a forma como o conhecimento é tratado de maneira finalista, típico da educação bancária, não possibilita uma reação ativa por parte dos alunos, não os integra ao mundo e como não poderia ser diferente, quando não se sente humanizado, o ser vivo pensante age com indiferença, descrença, passividade, levando o ambiente escolar ao cenário deprimente publicado nos jornais dia a dia.



Não existe um culpado nem tão pouco um milagre para acabar com isso. A caminhada da evolução na constituição de pessoas autônomas, humanizadas e felizes, é longa. O primeiro passo pode ser dado se o contexto social, a cultura popular, nos quais esses educandos estão inseridos, forem pensados criticamente como centro do currículo. Há de se tematizar as diferenças afim dessas serem ouvidas e respeitadas. Além disso deve haver dialogicidade entre as excentricidades para que se estabeleça uma educação emancipadora e libertadora.

A tradicional batalha mobiliza todos os alunos entre 7 e 14 anos, 
não deixando de fora nem os professores.


links:
noticia:
http://noticias.r7.com/record-news/videos/102-pagina-1/desrespeito-na-escola-cresce-tensao-entre-professores-e-alunos-no-brasil/50891dc96b7175b0b768d249/

imagem 1
http://www.davincivix.com.br/davinci.php?area=noticias&e=61&c=man4aea3a1c71f866682

trailer:
http://mais.uol.com.br/view/a56q6zv70hwb/trailer-do-filme-entre-os-muros-da-escola-0402366CD8916326?types=A&

imagem 2
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCNJzvx59Q9uEob3bJGiV7CQhZvweR6Wr0_EkeHRad-2C5GwyE1rsTo3YoQwKqsUxfAGcK6SyhAlrLFLj8LuMYbn_yTdyZtmIJT_dMhN0gSB7CXRDH_lxlvFZhiXFnKmNx-nDSifU0r_o/s1600/guerra+dos+botoes.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário