quarta-feira, 13 de março de 2013

     O estágio é o mecanismo de integração do aluno com  a profissão, em todas as áreas é muito importante esse contato antes da formação para um conhecimento mais profundo, é a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de maneira que possamos vivenciar no dia a dia a teoria, podendo refletir e confirmar sobre a sua escolha.
     Nos textos "formação continuada de professores:qual o lugar da criança? (Dalanea Crisitina Flor) e Considerações sobre a Psicomotricidade na Educação Infantil (Francieli Santos Rossi), o primeiro texto aborda a vida da criança no aprendizado e quanto os professores estão preparados para essa mudança de visão após marcos como o ECA de 1990 e LDBEN de 1996, que traz uma importância maior de entender a criança como um todo em vários aspectos, o pensar e as atitudes da criança. Ganham ainda uma grande importância quanto ao seu comportamento apresentado, segundo Dantas (1996, pg 40. - Grifos meus), que aparentemente segue a mesma linha teórica, " a criança é um ser inteligente e ativo na construção do conhecimento."
     Já o segundo texto apresentado , aborda a importância das atividades motoras, par que através destas atividades venha ter dominío e conhecimento do próprio corpo. A escola tem um papel nesse desenvolvimento, sendo principalmente trabalhado nas séries iniciais, pois é na Educação Infantil que  criança busca conhecimento e experiências, isso traz grandes avanços quando a crianças cresce e acaba demostrando melhor desenvolvimento.
     A importância de procurarmos escutar, observar e discutir para entender cada caso, o que cada criança necessita e o que pode ser trabalhado para o melhor desenvolvimento da criança, mas sempre tendo a criança e seu bem estar como foco.
     Diante das transformações na Educação a formação do professor reflexivo começa a aparecer na prática profissional, tendo como considerações, o professor reflexivo que deve estar embasado em ações que compreendam a correlação entre teoria e prática.
     Mas não podemos esquecer que o estágio não é um emprego, e sim um complemento do aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário